SANTIDADE: tirando da Palavra o alimento!

25/05/2006

 

Depois de alguns dias em que o Sol não decidia se queria ficar no céu da cidade de Sumaré, ia e voltava... Hoje ele brilha lindo neste céu que vemos claramente no interior Paulista. Um novo dia de sol, para aquecer. Um belo dia. Não que os dias em que o sol não se decidia e ficava indo e vindo, deixando uma chuvinha cair, não fossem bonitos. Mas especialmente o dia está belo hoje por aqui.

Espero que seu dia seja abençoado, debaixo do cuidado do Senhor. Isso sim é o que importa! Se o sol aparecer ou não, se chover ou não, esfriar, esquentar... O cuidado do Senhor está acima dessas coisas. Isso pode nos ajudar a verificarmos esse Cuidado, mas o Senhor está acima dessas coisas! Ele é quem controla cada uma dessas situações e tantas outras!

Vamos meditar sobre a busca da Santidade, na meditação da Palavra:

“Estudo a minha Bíblia do mesmo modo que colho maçãs. Primeiramente, chacoalho a árvore toda, de forma que os frutos mais maduros caiam. Depois, chacoalho cada galho e, quando já chacoalhei todos os galhos, chacoalho cada ramo e cada ramificação. Então, olho embaixo de cada folha”. – Martinho Lutero

Meditação na Palavra
“... Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discípulos. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32).

Não tem como ser discípulo de Cristo sem conhecermos os Seus ensinamentos, nem tomarmos consciência do Seu amor e da Sua revelação na história humana. A Bíblia está para os cristãos assim como o mapa para o viajante. Ela é a história da relação de Deus com a humanidade, e nessa história, nos identificamos e achamos orientações para as circunstâncias que vivemos.

A Bíblia é o guia de todo cristão, nela ele deve meditar de dia e de noite (Sl 1.2). Todos que desejam ser discípulos de Cristo – permanecer na sua mensagem, produzir frutos e testemunhá-lo, devem “devorar” este livro, estudá-lo seriamente, pois é verdade que liberta, exorta, instrui e traz esperança.

A meditação na Palavra de Deus é um fator essencial na devoção do crente. A Palavra é fonte de vida. Ela liberta, restaura, e nos revela as grandezas de Deus. Oséias 6.3 nos diz que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao nosso Deus. Isto só é possível através da meditação na Palavra, de jejum e da oração.

Ler e Meditar. Observar o que está escrito e buscar formas de aplicar o que lemos em nossa vida. É isso que devemos fazer com relação à Palavra! E isso nos levará ao entendimento do que é melhor para nossa vida: A vontade do Pai, uma vida de Santidade!

Ao observarmos a leitura e a meditação na Palavra vamos encontrar alguns pontos interessantes para nossa edificação, dos quais, na próxima semana, retornando ao tema, irei destacar.

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 25/05/06 por e-mail.