Iniciamos mais uma semana, sendo que o hoje é o último dia de Julho! Como 2006 está passando...
Bom, hoje seguimos com o “resumo livre da Bíblia”, escrevendo sobre Lamentações de Jeremias:
Autoria
Originalmente o livro ficou conhecido por sua primeira palavra ficou conhecido como “ekah“, como. Essa palavra era usada no início para significar “Ai”. Algumas pessoas se referiam ao livro como qinot ou “lamentações”, por muito do seu conteúdo, título que usamos hoje.
O autor não é mencionado, mas tradições que vêm de muito antes de Cristo sustentam que Jeremias o tenha escrito. Existem proximidades entre os textos de Lamentações e Jeremias.
Contexto Histórico
Como povo de Judá chegou a acreditar que era a única raça escolhida por Deus, entendiam que poderiam sempre experimentar boas coisas. Deus tinha feito um concerto de bênçãos com eles, mas havia condições! Não era algo sem comprometimento. Era necessário algo por parte do povo para que a manifestação de bênção fosse real. Uma declarada desobediência significaria que os bons aspectos das bênçãos poderiam ser substituídos por castigo.
Os Livros de 2 Reis e 2 Crônicas descrevem o declínio moral do Reino de Judá, que deixa de lado as advertências proféticas. Isso conduziu o povo à derrota e ao cativeiro (ver Lamentações 2.17).
Quando o rei Zedequias se rebelou contra os babilônios, povo que sujeitou Judá, Nabucodonosor atacou Jerusalém (2 Reis 24.20). Enquanto ele estava sitiando a cidade, o povo que estava dentro da cidade estava faminto. Quanto eles romperam o muro, Zedequias e os soldados tentaram fugir, sem sucesso (2 Reis 25.4-7).
Os poemas deste livro parecem ter sido compostos durante, e algo após, o tempo que tudo isso estava acontecendo. Esses poemas se tornam especialmente penetrantes quando lembram as antigas bênçãos e forças de Judá e faz o contraste com o caos e o sofrimento que seus pecados trouxeram. O povo escolhido e protegido tinha perdido tudo e estava numa situação de desesperança. Tudo que tinha importância para esse povo havia sido destruído. Mas os poemas também descrevem o ministério de Jeremias, mandado novamente como profeta para falar a respeito das circunstâncias modificadas do povo de Deus. Ele ajudou o povo a dar a expressão necessária para as suas aflições e também deu conforto para ele. Ele também os ajudou a pensar a respeito da mão de Deus sobre eles em forma de castigo, apontando onde aconteceu o desvio da vontade do Senhor, o que aconteceu por conta disso e ajudou para se submetessem ao que estava acontecendo, já que eles mereceram, até que isso tivesse passado (Lamentações 3.28-33). Somente após uma completa humilhação e arrependimento é que o povo estaria em condições de pensar sobre uma restauração.
Desenvolvimento
As lamentações caracterizam seis temas principais, todos relacionados com o conceito de sofrimento: O sofrimento deles era o resultado dos seus pecados –como em 1.5; 2.14; 3.42; 4.13; 5.16. O sofrimento deles era visto como se causado por Deus e não por seres humanos. O sofrimento deles poderia conduzi-los a Deus.
Esboço de Lamentações de Jeremias
I. O primeiro poema: a miséria, o pecado e a oração de Jerusalém 1.1-22
A derrota, humilhação, sofrimento e pecado de Jerusalém 1.1-11
Falando ao mundo descuidado sobre seu castigo 1.12-19
Uma oração por ajuda em grande aflição 1.20-22
II. O segundo poema: a destruição mandada por Deus e a reação do profeta 2.1-22
Como o próprio Deus destruiu Israel 2.1-10
O sofrimento do profeta, desesperança e exortação à oração 2.11-19
A oração angustiada de Judá 2.20-22
III. O terceiro poema: a severidade e misericórdia de Deus; a submissão e a oração do povo 3.1-66
A severidade do castigo conduz a pensamentos de misericórdia 3.1-24
Submissão e humildade trazem misericórdia 3.35-39
O arrependimento deles chega tarde demais 3.40-47
O profeta e o povo confiam em Deus pra vindicação no fim 3.48-66
IV. O quarto poema: devastação, o resultado da desobediência 4.1-22
A devastação do povo e de seus líderes 4.1-11
A desobediência e seus resultados 4.12-20
Edom será castigado e Israel será ajudado 4.21.22
V. O quinto poema: uma oração registrando o sofrimento e apelos finais de Jerusalém 5.1-22
Uma lembrança de seu estado lamentável 5.1-10
Ninguém está isento do sofrimento 5.11-14
Todo o orgulho e a alegria se foram 5.15-18
O apelo final desesperado 5.19-22
Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Esta meditação foi enviada em 31/07/06 por e-mail. |