No próximo domingo será o dia de votação no segundo turno das eleições. Em São Paulo (onde estou) só iremos às urnas para a eleição Presidencial. Em alguns estados (10) haverá eleição também em segundo turno para o Governo. Que o Senhor nos oriente nesse momento de decisão. Serão alguns segundos na frente da urna eletrônica para definir a decisão que poderá mexer em muitos anos em nossa vida, no mínimo quatro, que será o mandato, mas um voto errado pode alterar muito mais que isso, pois para acertar algo pode demorar muito mais do que para estragar. Assim, que possamos fazer a escolha certa.
Tanto para Presidente como para Governador, quem vai cobrar você por sua escolha será sua consciência e não os institutos de pesquisa. Assim, faça a sua escolha independente de pesquisas e a favor do que você entende como certo. Se seu candidato está na frente ou não nas pesquisas, não importa. Você não perde seu voto se votar em um candidato derrotado. Você ganha seu voto quando exerce esse direito (e no caso do Brasil, também um dever) de acordo com sua consciência, definindo o que você entendeu melhor. Se o seu candidato está à frente, aguarde a apuração para confirmar a vitória. Se estiver atrás, não se entristeça, pois a apuração pode mudar e, claro, num processo eleitoral, a maioria decide!
E hoje, na Globo, mais um debate entre os candidatos para Presidente. Já tivemos na Band, no SBT, na Record e agora na Globo. Que seja mais uma chance de verificarmos propostas. Muitos afirmam que os debates estão sendo de ataques pessoais e apresentação de números que, muitas vezes são verdadeiros, mas manipulados de forma errada e com pouca apresentação de propostas. Mas eu, particularmente, vejo as propostas a cada debate, dos dois lados. Apesar de ter minha decisão formada, procuro avaliar o que o outro candidato apresenta para que possa verificar se estou realmente certo em minha escolha. Até porque até domingo dá tempo de mudar! Depois... Assim, se deixarmos paixões partidárias ou decisões antecipadas de lado e assistirmos o debate buscando informações, podemos ver as propostas dos dois candidatos, mesmo que no meio de ofensas pessoais ou apresentação de números, e verificar qual parece ser mais aceitável para melhorar o País.
Que muito mais que os candidatos e os partidos, que vença o Brasil nessas eleições! Abençoa nosso País, Senhor!
Com isso, vou alterar o “normal” de nossas mensagens quando estamos em uma sexta-feira. 2 Crônicas 7.14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
O texto deixa claro que se o povo buscar o Senhor, Ele irá agir! Claro que sonhamos com governantes que ouçam a voz do Senhor e mesmo que eles não sigam o Senhor em todos os momentos, oramos para que em alguns, ao menos, eles possam ouvir o que quer o nosso Senhor.
Mas não posso fugir do texto. Diz que “se o meu povo”. O Povo, e não os governantes. Assim, neste texto, o governante faz parte do povo, mas se ele não buscar ao Senhor da forma ideal, isso não anula a manifestação do Senhor sobre o Seu povo, que busca de forma adequada.
Então, temos esse convite, feito pelo próprio Senhor. Como parte do Seu povo, chamado pelo nome Dele, vamos: nos humilhar, reconhecer que precisamos Dele mais do que qualquer outra situação em nossa vida, que não somos alto-suficientes para nada; vamos orar, clamar pelo agir do Senhor, confiar na manifestação de Sua vontade sobre cada um de nós; vamos buscar a face do Senhor, deixando o caminho errado, deixando as práticas contrárias à vontade do Senhor, buscando a santificação, pois sem ela ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14); vamos nos converter dos nossos maus caminhos, deixando de lado toda prática que desagrada ao Senhor.
Se atendermos a esse convite, o Senhor se manifestará:
- Ouvirá dos céus, estará atento às nossas necessidades, petições e mais ainda, nos permitirá ter aquilo que precisamos e nem mesmo temos consciência que precisamos. Até o que nem sabemos que de fato precisamos o Senhor nos dará!
- Perdoará os nossos pecados, nos dando a chance de vida eterna, através do Senhor Jesus;
- Sarará nossa terra, dando produção agrícola, claro, mas nos dando a provisão que vem do Senhor.
Busquemos ao Senhor. Esse sim nos dá a certeza que podemos confiar. Ele nos dará o que precisamos, muito mais do que as promessas de políticos que, claro, podem fazer e ajudar, mas a resposta certa virá mesmo sempre do Senhor, independente do governo que tivermos.
Para encerrar a mensagem de hoje, acrescento a letra de uma canção que já tive a oportunidade tanto de ouvir, meditar sobre a letra e cantar, algumas vezes em datas comemorativas, como em 7 de setembro. Creio que conhecemos essa canção e ela pode nos ajudar a meditar um pouco mais na hora da escolha eleitoral do próximo domingo:
Pra Cima, Brasil!
João Alexandre
"Como será o futuro do nosso país?"
Surge a pergunta no olhar e na alma do povo
Cada vez mais cresce a fome nas ruas, nos morros
Cada vez menos dinheiro pra sobreviver ...
"Onde andará a justiça outrora perdida?"
Some a resposta na voz e na vez de quem manda
Homens com tanto poder e nenhum coração
Gente que compra e que vende a moral da nação
Brasil, olha pra cima
Existe uma chance de ser novamente feliz
Brasil, há uma esperança
Volta teus olhos pra Deus, justo juiz
Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Esta meditação foi enviada em 27/10/06 por e-mail. |