Reforma? Passado, Presente e Futuro!

31/10/2006

 

Neemias 2.11-18

11 E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias.
12 E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.
13 E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
14 E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado.
15 Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei.
16 E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma.
17 Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.
18 Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.

Romanos 12.1-2

1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Filipenses 3.13-14

13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.


Há uma comemoração que faz parte do calendário cristão e que muitas vezes é lembrada até mesmo nas aulas de história da escola: Dia da Reforma, neste dia 31 de outubro. Pena que a mídia tenta apenas nos lembrar que se comemora outra coisa nesse dia, comemoração tão contrária ao cristianismo em sua essência... Mas que infelizmente é lembrada muito mais que o fato histórico da Reforma Protestante! E ainda há quem queira esparramar tal comemoração pelo mundo! A cada ano cresce o apelo por essa comemoração, digamos, “folclórica” de outro país (e coloco entre aspas exatamente porque entendo que essa comemoração quer abafar a comemoração do Dia da Reforma).

No dia 31 de Outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero afixou, na Abadia de Wittemberg, 95 teses em que desafiava a Igreja Católica a debater sobre a venda de indulgências. O fato desencadeou o que mais tarde seria conhecido como a Reforma Protestante, movimento que marcou a história da humanidade. O movimento já existia há alguns anos e em partes distintas da Europa, mas esse momento histórico é o “divisor de águas”, marcando com uma data um movimento que ia além de Martinho Lutero e sua Alemanha. Esse evento marcou exatamente porque foi a mais explícita contraposição com relação ao ensinamento católico e pela forma como Lutero realizou, não apenas nas comunidades ou nas igrejas, como outros reformadores de seu tempo (muitos presos e até queimados por ensinarem em suas cidades e comunidades de forma diferente ao dogma católico), mas enfrentando diretamente, indo ao encontro de pessoas que defendiam a tese católica, não apenas ensinando mas questionando quem ensinava errado.

Se você quiser dar uma lida nas 95 teses de Martinho Lutero, dê uma passadinha no site e na página principal você vai encontrar um link. Logo quero atualizar o site e manter as teses por lá, mas em outro espaço de estudos. Nos próximos dias você poderá acessar um link da própria página principal.

Agora, além de sua importância histórica, essa data não pode apenas servir para uma lembrança ou comemoração... Essa foi uma data que oficializou a abertura de portas para um novo momento dentro do cristianismo! Acaba o tempo da desinformação com relação às coisas de Deus (ou melhor, informação que não era passada nem permitida ao povo), ou pelo menos deveria acabar, e inicia-se um tempo em que a mente do povo é aclarada para buscar beber do manancial de Água Viva e não de cisternas rotas.

Fazendo uma analogia com os nossos dias, se faz necessário uma reforma plena em nossa vida, sempre deixando espaço para reformas futuras, pois a nossa caminhada é feita de consertos e reparos, com inspiração do Espírito Santo. É necessário reformar diversos “cômodos” de nossa “casa”, tais como:

 Finanças: temos que tomar cuidado com o que ganhamos, sabendo administrar, para o louvor da Glória de Deus. Somos apenas administradores do que temos, sem contar que a décima parte deve ser devolvido na hora, no dízimo;

Relacionamentos: comunidade envolve comum unidade. Os relacionamentos precisam ser transparentes e sinceros e problemas que venham a surgir precisam ser resolvidos;

Temperamento: cada um tem um diferente. Mas acima disso, há a necessidade de deixarmos o Espírito estar agindo, mesmo com diferenças. Assim, será mais fácil desenvolver um bom relacionamento com outras pessoas;

Testemunho: mostrar na vida a diferença que faz a Palavra que temos conhecido. Isso para que outras pessoas venham a querer estar conosco e para não dispersar as que já estão.

A Reforma tem que continuar – Igreja Reformada sempre reformando! Não podemos apenas dizer que conhecemos o Senhor ou não devemos reformar a forma de interpretação do Evangelho, mudando o que de fato está escrito. Temos que deixar esse Senhor que conhecemos mudar essas e mais outras áreas da nossa vida, nos dando a interpretação correta do Evangelho. Viver de acordo com o querer do Senhor nos auxilia a percorrer o caminho para a vida abundante prometida por Ele. Deixemos essa bênção se manifestar em nosso viver! “Deixa o Espírito operar”.

Amanhã irei indicar a letra da canção que seria indicada hoje. Precisava escrever sobre esse assunto hoje por conta da data. O Senhor já havia dado o texto antecipadamente, por isso alterei o que tenho seguido como sequência nos dias das meditações. E agora, como aconteceu neste fim de semana, sempre que indicar a letra de uma música irei, se possível, claro, colocar a mesma na página principal do site durante alguns dias para que possamos todos, além de meditar na letra, escutar a música, se assim quisermos e pudermos, através do site.

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 31/10/06 por e-mail.