Comentário de Epístola: 2 João

07/05/2007

 

Data
O peso da evidência de João ter escrito as três cartas levando seu nome aponta para cerca de 90 d.C., pois as cartas teriam sido escritas muito próximas uma da outra.

A Carta
2 João é uma carta que apresenta preocupação entre a relação da verdade cristã com a hospitalidade estendida àqueles mestres que viajam de igreja em igreja e precisam ser recebidos. O problema é que normalmente se abusava de tal hospitalidade. Os falsos mestres, provavelmente do mesmo grupo que é tratado em 1 João, estavam confundindo a comunhão dos crentes. Portanto, João deu instruções sobre quais mestres itinerantes acolher e quais recusar. Os verdadeiros Cristãos, que podiam ser reconhecidos pela integridade de sua mensagem (v.10), são dignos de ajuda; mas os mestres heréticos, especialmente aqueles que negavam a encarnação (v.7 - gnósticos ou ao menos o início de tal movimento), devem ser rejeitados.

João estimula a “senhora eleita” (possivelmente uma mulher cristã que abrigou em sua casa uma igreja, um local de reunião de crentes) a continuar mostrando hospitalidade, mas também a adverte contra o abuso da comunhão cristã. Por toda a carta, o autor ressalta a verdade como a base e prova da comunhão. Em especial, ele insiste em uma crença correta levando em consideração a encarnação de Cristo, e acusa aqueles que rejeitam essa realidade de terem ido além da doutrina de Cristo (v.9). Ele incita os leitores a ficarem perto de Cristo, mantendo-se fiéis na verdade.

Esboço de 2ª João
Introdução 1-3

I. Elogio pela lealdade passada  4

II. Exortações 5-11
  Para amar o próximo 5-6
  Para rejeitar o erro 7-11

Conclusão 12-13

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 07/05/07 por e-mail.