Comentário devocional do Apocalipse

08/08/2007


Apocalipse 16.4-7

4 O terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.  
5 E ouvi o anjo das águas dizer: Justo és tu, que és e que eras, o Santo; porque julgaste estas coisas;  
6 porque derramaram o sangue de santos e de profetas, e tu lhes tens dado sangue a beber; eles o merecem.  
7 E ouvi uma voz do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.


O terceiro flagelo!

Pelo que vemos no texto, o terceiro anjo lança a sua taça nos rios e nas fontes das águas. Depois que ele faz isso, como foi com o mar no texto da semana passada, rios e fontes se tornam em sangue.

O texto segue com algo que João ouve: uma declaração de louvor e da fidelidade do Senhor, bem como de Sua justiça. A declaração de que os que estão na terra derramaram sangue dos santos e que agora recebem sangue para beber, mostra que esse flagelo é derramado depois que os que reconhecem a Cristo, e não aceitam a marca da Besta, começam a testemunhar com a própria vida (são os vestidos de branco que estão na visão de João, ainda no céu, e que vieram da Grande Tribulação - 7.14).

Mais uma vez: vamos comparar? João já tinha visto essa mesma situação, mas vista do céu. Antes ele relatou o que viu da perspectiva que tinha, do céu e no texto de hoje, ele narra da perspectiva da terra. Vejamos (meditação de 07/02/07):

Apocalipse 8.10-11

10 O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.  
11 O nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.


Quando João viu do céu, ele viu uma grande estrela caindo sobre a terra e as águas se tornam amargas. Muitas vezes, falar que algo está amargo na Bíblia, é uma forma de dizer que algo está envenenado, impróprio para consumo.

Vendo da terra, ele vê o anjo lançando uma taça, mas no mesmo lugar que a estrela tinha caído. No texto de hoje, a água também se torna imprópria para consumo, por se tornar em sangue.

As semelhanças, mais uma vez, são muitas, mostrando apenas que João viu antes do céu e agora vê da terra. Conta com detalhes diferentes, por conta da perspectiva em que está vendo em cada uma das vezes, mas notamos que o relato é muito parecido, colaborando mesmo com a ideia que João viu realmente a mesma coisa e relata o mesmo evento em cada um dos textos, apenas tendo pontos de vista diferentes em cada narrativa.

Maranata!

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 08/08/07 por e-mail.