As dificuldades aparecem, mas são vencidas!

10/02/2009

 

Neemias 4
 

Este é um momento crucial desde a volta para Jerusalém. Há quem esteja contra aquela obra. Há quem não tenha entendido que o Senhor está dando a ordem de reconstrução. É um momento crucial, pois se o abatimento tomar conta diante das dificuldades, a obra pode parar!

Neemias sabe que há quem queira atrapalhar a obra. Primeiro, tentando desanimar, depois até mesmo planejando um ataque. Esse momento poderia ser complicado, principalmente se o povo desanimasse. Eles estavam trabalhando na reconstrução e corriam o risco de um ataque, que poderia ser fatal. Afinal, o trabalho de reconstrução ocupava o tempo todo das pessoas e não haveria tempo, muito menos fôlego, para um enfrentamento militar, qualquer que fosse.

Neemias orou. Acreditava que o Senhor daria a estratégia e permitiria o progresso daquela obra, porque ele sabia que o Senhor estava direcionando aquele trabalho. Sua oração se misturou com a conversa que tinha com o povo e ele disse "Ouve, ó nosso Deus". Apresentou ao Senhor aquela situação. Não deixou de lado nada.

Mas, ao orar, eles esperaram que os inimigos fossem destruídos ou parassem com aquela situação de ataque? Não! Seguiram a obra. Sabiam que o Senhor cuidaria, daria respostas e estavam prontos para agir se fosse necessário. Seguiram na obra, com estratégias definidas, onde cada um trabalhava pronto para a guerra se fosse necessário. E um estava pronto a ajudar o outro, caso um ataque acontecesse. Estavam ali para uma obra de reconstrução, que poderia ser desgastante, mas ainda assim tinham fôlego se precisasse batalhar. Se não era o Senhor dando força, realmente não sei que poderia ser.

Não devemos temer diante dos ataques. Se o Senhor nos mandou fazer alguma coisa, devemos seguir em frente. E se for preciso, batalhar para mostrar que estamos fazendo a vontade do Senhor. Muitos acham que devem ficar quietos e aguardar "cair do céu" a confirmação. Oram com medo de ataques, mas se o Senhor nos chamou para fazer algo, ou o ataque não vai prosperar ou o Senhor fará maravilhas mesmo no meio de uma situação ruim que possa ser provocada. Muitas vezes, a resposta para um pedido de emprego já está batendo na porta e fugimos dela, ou porque não entendemos ou porque nem mesmo notamos, porque queremos o que nós definimos. Se o Senhor entender da mesma forma, que bom, será assim! Mas se sua vida está nas mãos do Senhor, aguarde o melhor que Ele tem para fazer por você. Não importa o quanto digam que não é. Se o Senhor falou que é, siga em frente. Não importa a batalha ou quão cansativo seja. O Senhor dará força, estratégia e vai batalhar com você, se o que você estiver fazendo for seguir a vontade Dele. Por isso vale a pena seguir a vontade do Senhor: porque, mesmo que muitos se levantem contra, mesmo que pareça impossível, se nos dispusermos para ao agir do Senhor, vai acontecer! Quando fazemos as coisas de acordo com a vontade do Senhor, podemos até nos chatear com a situação, até mesmo sentir que as forças estão falhando, mas não podemos nos entregar, porque o Senhor nos revigorará! Nossas forças serão renovadas! E veremos o melhor do Senhor em nossa vida.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 10/02/09 por e-mail.