Salmo 112

06/08/2009

 

Promessa da vida futura aos piedosos

1 Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer!
2 A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.
3 Bens e riquezas há na sua casa; e a sua justiça permanece para sempre.
4 Aos retos nasce luz nas trevas; ele é compassivo, misericordioso e justo.
5 Ditoso é o homem que se compadece e empresta, que conduz os seus negócios com justiça;
6 pois ele nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna.
7 Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor.
8 O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários.
9 Espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça subsiste para sempre; o seu poder será exaltado em honra.
10 O ímpio vê isto e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos ímpios perecerá.


No salmo 111, vemos a descrição dos atributos de Deus. Aqui, no salmo 112, notamos a descrição dos caminhos do homem. Seria uma forma de unir os dois caminhos na poesia dos salmos. Aquele que confia em Deus, pode ter a confiança deste salmo.

Não esperamos em Deus apenas para a eternidade. Quando confiamos no Senhor, já podemos experimentar momentos especiais desde o presente. Claro que o maior momento está na eternidade, mas desde hoje já podemos contar com o cuidado e o amparo do Senhor. Assim, até mesmo o que não esperamos, podemos contar com o cuidado do Senhor, se Ele entender necessário e se estivermos buscando Sua vontade. Mesmo em momentos difíceis (v.4), podemos ver o cuidado do Senhor!

Aquele que serve ao Senhor não deve temer as outras pessoas. É claro que devemos dar bom testemunho, mas isso implica em ser sincero diante de Deus. Dar bom testemunho não é apenas fazer o que os outros acham que é certo, mas fazer o que realmente é certo. As pessoas podem até achar estranho, mas quando fazemos debaixo da vontade do Senhor, fazemos o certo. E o testemunho vai falar a seu tempo. Não adianta temer o que os outros vão pensar se não for para ser sincero diante de Deus. Essa sinceridade é a marca daquele que crê e é a partir dessa sinceridade que começamos a dar bom testemunho. E fazendo a vontade do Senhor, Ele mesmo cuidará de nós e o testemunho será completo!

Aquele que faz a vontade de Deus vive a vida de forma melhor e ainda tem esperança no futuro, na eternidade. Ainda que passe por dificuldades, pode contar com a certeza do cuidado do Senhor. Isso é motivo de sobra para abrirmos mão de nossos medos e vontades para vivermos de acordo com a vontade do Senhor. Faça isso e tenha a alegria do cuidado Dele!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 06/08/09 por e-mail.