Salmo 119.169-176

01/04/2010

 

169 Chegue a ti o meu clamor, ó Senhor; dá-me entendimento conforme a tua palavra.
170 Chegue à tua presença a minha súplica; livra-me segundo a tua palavra.
171 Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus estatutos.
172 Celebre a minha língua a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos.
173 Esteja pronta a tua mão para me socorrer, pois escolhi os teus preceitos.
174 Anelo por tua salvação, ó Senhor; a tua lei é o meu prazer.
175 Que minha alma viva, para que te louve; ajudem-me as tuas ordenanças.
176 Desgarrei-me como ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos.


Este trecho refere-se a 22ª letra do alfabeto hebraico -
ת - "tau".

Desde o começo, Deus prometeu a Seu povo que iria ensinar o que era necessário. E o salmista confia nessa promessa. Mais que isso: pudemos ver nas meditações neste salmo que o salmista acredita, vive e experimenta esse ensino a cada momento. Porque confia no Senhor, sabe de Seus ensinamentos e no que confiar, o salmista espera o livramento da parte do Senhor e não de outra forma.

Sempre espera pelo Senhor em cumprimento a Sua Palavra. O salmista não diz isso apenas porque acha que pode ser bom, mas porque conhece e sabe o quanto vale a pena confiar no Senhor. Não adianta apenas dizer porque outros dizem ou apenas acreditar no que outros falam: devemos ter nossa experiência pessoal! Claro que ouvir testemunhos é sempre muito importante, bem como dá-los. Mas a vida de acordo com a palavra do Senhor não é vivida com base apenas no testemunho do que os outros experimentam. Ouvimos, somos edificados, falamos e edificamos, mas temos que ter nossas experiências pessoais. E para isso, temos que dedicar tempo de meditação e busca na presença do Senhor, precisamos deixar aquilo que não é o melhor de Deus para nossa vida e buscar somente o melhor do Senhor. Nada de "meia boca". Aquilo que é ruim, nós vamos fugir, claro, mas não devemos ficar com parte da promessa de Deus para nós. Devemos viver a plenitude dessa promessa!

Quando conhecemos a Palavra do Senhor, nos dedicamos a Ele, sabemos o que podemos esperar. Assim, como o salmista, iremos mesmo aguardar no Senhor, confiar em Sua manifestação e cuidado. Sabemos o que esperar! E conseguimos discernir cada momento, mesmo no meio da dificuldade, o cuidado do Senhor. Alguns dizem que as pessoas buscam a fé quando as coisas estão ruins. É verdade, isso acontece muito. Mas quando temos uma fé arraigada, pode ser mais fácil ter fé (não buscar por ela, mas tê-la) em momentos de facilidade. Será mais difícil viver essa fé em momentos de dificuldade. Aquele que busca na dificuldade, é um exemplo. Mas aquele que vive a fé, pode desanimar no meio de dificuldades. Agora, como o salmista, se conhecemos a Palavra do Senhor, sabemos que mesmo no meio da angústia, não temos que temer. Podemos confiar. E assim, podemos seguir em frente, numa vida entregue ao Senhor, diante de Sua presença, confiando em Seu agir, conhecendo a Sua vontade. Que possamos fazer isso a cada dia!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 01/04/10 por e-mail.