Tem certeza que não tem jeito de mudar?

20/04/2010


Atos dos Apóstolos 9.1-9

1 Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote,
2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu;
4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.
7 Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém.
8 Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco.
9 Esteve três dias sem ver e não comeu nem bebeu.


Saulo, neste momento, queria empreender uma grande perseguição aos "do Caminho", os cristãos. Ele estava lá na morte de Estevão, seguiu em perseguição e prisão de muitos, e agora foi ao sumo sacerdote, apresentou seus planos e pediu cartas de autorização para prender cristãos. Essas cartas seriam como "recomendações" ou "procurações" com fim específico - prender os cristãos.

Sua motivação era o conhecimento que ele tinha da Lei. E esse conhecimento martelava em sua cabeça, o impulsionando na perseguição. Isso porque, em seu zelo, ele entendia que os "do Caminho" estavam errados, fazendo algo contrário ao entendimento da Lei. E por isso, deveriam ser calados. Isso porque esses "do Caminho" eram reconhecidos (neste momento, ainda em sua maioria) como judeus. Por viverem algo (na opinião de Saulo) contrário ao judaísmo e ao que era a vontade de Deus (se dizendo seguir a esse Deus) e ainda assim, sendo reconhecidos como Judeus, era importante que eles fossem presos, para evitar que tal "heresia" não prosperasse. Pois era a religião que estava sendo afrontada. Era Deus que tinha Sua Lei mudada na boca daqueles "do Caminho" e, Saulo acreditava, entendo, que Deus mesmo cuidaria para que tal "heresia" não prosperasse. E ele entendia que tinha uma missão no sentido de impedir o avanço missionário desses "do Caminho".

Acredito que você entendeu que no texto acima, tentei escrever como seria o pensamento de Saulo. Para ele, aqueles que eram judeus e que faziam parte do grupo "do Caminho", os cristãos, eram hereges em relação a sua fé naquele momento. Sua interpretação da Lei o levava a acreditar que aquilo estava errado. Mais que isso: precisava ser detido!

Mas algo acontece no caminho de Damasco, quando chegava. Saulo tem um encontro com Jesus, que Se revela a ele como quem estava sendo perseguido de fato. Algo acontece nesse encontro: Saulo fica sem ver por três dias, não come, não bebe. Algo mexeu com ele naquele encontro. O que prova que até mesmo quem entende algo completamente errado, quem vive achando que tem missão nesse erro, pode sim mudar de vida. Algo pode acontecer e mudar o rumo de vida dessa pessoa. Saulo queria perseguir os cristãos, mas descobre que estava perseguindo diretamente a Jesus Cristo. Isso apenas, talvez ainda não fosse argumentação suficiente para que Saulo mudasse de opinião. Mas o evento todo, os desdobramentos (que ainda seguem em outra mensagem), levou Saulo a uma mudança. No momento que termina o texto da meditação de hoje, ele ainda está "digerindo" as coisas que aconteceram até aquele momento. Mas Deus já estava trabalhando no coração dele. E, com isso, quero insistir: mesmo aquele caso que parece perdido, completamente envolvido com coisas consideradas erradas do ponto de vista da Fé e da Bíblia, ainda que seja alguém que persegue ou ridiculariza os cristãos, ainda assim, pode mudar. Se deixar Deus agir, poderá mudar. Saulo teve que parar tudo por uns dias para meditar e acredito que fez isso. Assim, Deus falou ao seu coração e preparou todas as coisas. E de perseguidor, Saulo estava prestes a mudar de lado! Mostrando que até quem está em um caminho completamente diferente, pode mudar de lado. Não desista de casos considerados perdidos. Afinal, Deus não desiste e você poderá ter uma surpresa!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 20/04/10 por e-mail.