Salmo 125

13/05/2010

 

1 Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.
2 Como estão os montes ao redor de Jerusalém, assim o Senhor está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre.
3 Porque o cetro da impiedade não repousará sobre a sorte dos justos, para que os justos não estendam as suas mãos para cometer a iniqüidade.
4 Faze o bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração.
5 Mas aos que se desviam para os seus caminhos tortuosos, leva-los-á o Senhor juntamente com os que praticam a maldade. Que haja paz sobre Israel.

Os salmos de 120 até 134 são conhecidos como "cântico dos degraus" ou "cântico de romagem" (depende da tradução da Bíblia que você utilize). Todos tratam de vários assuntos da religiosidade, de forma rápida, para auxiliar na memorização, possivelmente. Seria uma espécie de "livro menor", "resumo", com os detalhes importantes, para que fossem facilmente lembrados. Ou ainda um "hinário", "cancioneiro", "livro com canções", pois entende-se que eram realmente cantados, principalmente quando o povo ia de caminho para Jerusalém, para o sacrifício ou festas. E durante a caminhada, continuavam "estudando" e meditando na Palavra através dessas porções. Também poderiam ser utilizados durante os afazeres diários, com a mesma disposição.

No salmo 125, notamos claramente a certeza do salmista com relação ao cuidado do Senhor. Tal qual uma defesa natural (comparando com montes ao redor de Jerusalém) ou o Monte Sião, firme, inabalável. Essa é a certeza que devemos ter! Não importa o que aconteça ao redor e até mesmo o quanto haja lutas em nossa vida. O cuidado do Senhor é o diferencial para nós e a certeza desse cuidado deve nos manter firmes em nossa convicção das coisas do Senhor. Ele cuida de nós, nos ampara, nos dá força para enfrentar a dificuldade, nos dá livramento para nem passarmos por ela, nos dá a vitória.

Quando lemos sobre "cetro", o salmista fala, claro, sobre poder. E então, o poder da impiedade não pode alterar a sorte do justo, alterar o seu caminho, a sua direção. Quando buscamos a vontade do Senhor, deixamos o que é errado ou ruim. Não apenas o que se vê como bom ou ruim do ponto de vista social. Já escrevi em outros momentos que mesmo que façamos o que é certo socialmente falando mas se não for a vontade de Deus para nós, estamos errados! Então, não fazer o errado vai além de fazer o que pode ser tido como certo, é fazer a vontade de Deus. O justo, aquele que busca o querer do Senhor, não irá pelo caminho errado de fazer algo contrário a vontade do Senhor. Não irá fazer o errado e não irá fazer algo que pareça certo, mas que não é vontade de Deus para a vida dele.

Por fim, a certeza do cuidado do Senhor é tamanha que o salmista deixa o seu pedido ("faze o bem") com relação a aqueles que buscam o querer do Senhor. E ainda fala do cuidado do Senhor para com estes quando espera que aqueles que seguem caminhos errados sejam desviados de quem faz o bem. Que, então, possamos ter a certeza do cuidado do Senhor, que possamos permanecer firmes no Seu querer, desviando-nos do erro e do caminho errado, para ter o bem do Senhor sobre nós!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 13/05/10 por e-mail.