O Senhor procura!

31/05/2010

 

João 4.23-24

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Nas últimas semanas escrevemos sobre "ministrar ao Senhor". Mais que ministrar no momento de louvor, mais que apenas cantar: viver ministrando ao Senhor, tendo em cada atitude da vida a busca pelo querer do Senhor, buscando unção, querendo ser adorador, alguém que louva...

No texto de João, que é tão citado e conhecido, vemos que os verdadeiros adoradores desenvolvem características específicas em sua adoração: adoram em espírito e em verdade. Pessoalmente, entendo que esse texto trata exatamente da questão do dia a dia e da questão da espiritualidade. Não tem como separar: agora sou crente, agora não sou! Ou é o tempo todo, ou não é! Como no texto que fala que não é possível seguir a dois senhores (Mateus 6.24), a experiência de um adorador é vivida em todos os momentos do seu dia. Pelo menos, deve ser.

Não tem como buscar ao Senhor em um momento (na comunidade de fé, por exemplo) e depois, no mercado, no trânsito, nas coisas do dia a dia, viver como se a espiritualidade fosse algo reservado para a igreja, para um ambiente sagrado. Os adoradores devem adorar em espírito, buscando de forma espiritual, conhecer e crescer nas coisas do Senhor, e devem adorar em verdade, nas coisas do dia dia, na vida, na hora de dirigir, estudar, trabalhar...

O Senhor procura quem está disposto e disponível para viver como adorador em espírito e em verdade. Alguns, conseguem adorar em espírito, mas não trazem para o dia a dia essa experiência. Vivem diferente na comunidade de fé ou perto de outros irmãos. Mas não vivem o tempo todo essa experiência, não buscam viver essa experiência o tempo todo, não conseguem! Ou acham mesmo que não é importante. E no fim, não vivem nada, pois ou é ou não é.

Se estivermos dispostos e disponíveis, poderemos viver isso na plenitude. Dispostos, quer dizer, querendo! E disponíveis, quer dizer, com tempo para isso. Não é possível passar a viver isso sem dedicar tempo de busca, sem reconhecer, clamar e deixar Deus agir em sua vida. Mas se você buscar, quiser a unção de Deus, quiser conhecer e praticar Sua vontade, viver em amor e o amor do Senhor, pode ter certeza, Ele vai achar você! Porque Ele procura quem o adore em espírito e em verdade. E quando o Senhor achar você... A sua experiência de adorador vai mudar, pode ter certeza. Se você já vive isso, sabe como é. Se não vive, não consegue viver como adorador, ainda tem momentos que você "adora" ao Senhor, mas ainda não vive a adoração em sua vida cotidiana, faço o desafio: busque ao Senhor e deixe Ele encontrar você. E viva como adorador.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

 

Esta meditação foi enviada em 31/05/10 por e-mail.