1 Coríntios 1.10-17
10
Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que
sejais concordes no falar e que não haja dissensões entre vós;
antes, sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer.
11 Pois a respeito de vós, irmãos meus, fui informado pelos da
família de Cloé que há contendas entre vós.
12 Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo;
ou: Eu de Apolo; ou: Eu sou de Cefas; ou: Eu de Cristo.
13 Será que Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado por amor
de vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
14 Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo
e a Gaio;
15 para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.
16 É verdade, batizei também a família de Estéfanas, além
destes, não sei se batizei algum outro.
17 Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o
evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a
cruz de Cristo.
Conflitos, discórdias, cismas, desavenças, partidarismo (cf. 1
Co 1.10-31; 3.1-9; 6; 8; 10.14-21; etc.). Em uma leitura rápida
da carta aos Coríntios, estas são expressões que mais se
destacam. O apóstolo Paulo recebe notícias sobre a situação da
comunidade (1.11) e não tarda em escrever, novamente orientando,
principalmente na tentativa de encontrar meios de buscar a união
de um grupo tão diverso.
Além de conflitos quanto à teologia, aparecem, de maneira mais
acentuada, as tensões sociais entre pobres e ricos. Em uma
sociedade estratificada, as dificuldades se assentuam. Apesar da
distância histórica dos relatos, muitas similaridades
encontramos com os nossos dias. E essas tensões se acentuam na
reunião da Ekklesia - Igreja. Não é por menos que Paulo se
preocupa longamente com esse assunto (a igreja, principalmente
no momento da sua manifestação de culto).
O apóstolo Paulo tem um campo muito vasto de atividade e
influência no Novo Testamento. Ele estava preocupado em dar
visão do que realmente era o cristianismo nascente naqueles
dias. Grande missionário, que enfrentou viagens, naufrágios e
prisão para levar a frente a obra iniciada. Com grande zelo e
amor, cuidava do povo que, ou ele tinha evangelizado, ou eram
pessoas que vinham de frutos de seus trabalhos em outros
lugares, ou pessoas que eram evangelizadas por outras pessoas
que conheceram o cristianismo através do apóstolo. Mesmo diante
de sua limitação humana, podendo se contradizer em alguma
situação, Paulo não mediu esforços para levar essa obra com
zelo, dentro de suas limitações, contanto sempre com a direção
do Espírito Santo.
É extremamente necessário que estejamos dispostos/as a viver com
compromisso um cristianismo genuíno e não aquele que nós
gostaríamos que fosse o cristianismo. Paulo orienta nesta e em
outras cartas, falando que parecia errado, ou apenas chamando
para o acerto. Neste caso de 1 Coríntios, fez os dois! Devemos
levar em conta que a nossa conversão deve ser completa, sem a
observação dos valores do mundo. Vivemos nesse mundo, mas não
somos mais influenciados por seus atrativos passageiros. Nos
divertimos, passeamos, torcemos em eventos os mais variados
(principalmente esportivos), mas não trocamos a busca pela
vontade do Senhor por isso. Pelo menos, não devemos trocar... Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Esta meditação foi enviada em
21/07/10 por e-mail. |