Salmo 139

26/08/2010

 

1 Senhor, tu me sondas, e me conheces.
2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;
12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.
17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!
18 Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.
19 Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens sanguinários se apartassem de mim,
20 homens que se rebelam contra ti, e contra ti se levantam para o mal.
21 Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam? E não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
22 Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;
24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.

Deus nos conhece. Sabe de cada situação de nossa vida. Sabe de cada inquietação. Sabe de nós até mesmo desde quando ainda começava a formação de nossos órgãos e ossos. Não há lugar para onde possamos nos afastar do olhar do Senhor. Ele vê, sabe, conhece. Mesmo aquilo que todo mundo pensa que é diferente na sua vida, Deus sabe como é. Você pode até enganar pessoas, mas a Deus você não tem como enganar!

Diante disso, temos duas opções: ou vivemos de forma a agradar a Deus ou vivemos de forma a desagradar a Deus. As pessoas podem estar contentes com sua forma de agir e viver, mas e Deus? Muitos podem pensar que você é crente fiel, mas Deus sabe exatamente como é a sua vida. Devemos buscar uma vida que agrade ao Senhor, deixado de lado o erro, o pecado. Lembro sempre que o caminho errado não é só aquele que a sociedade entende como errado! Para o cristão, o caminho errado é aquele que faz ele se afastar da vontade de Deus para a sua vida. Mesmo que seja fazendo algo que as pessoas reconheçam como bom e importante, se não for a vontade de Deus para a sua vida, você está num caminho errado! Não importa se é ministério e se parece ter frutos. Se Deus não te chamou para aquele ministério, você está num caminho errado. E sobre "frutos", lembre-se que a Bíblia diz que muitos irão dizer que realmente fizeram muitas coisas, mas o Senhor dirá: "não vos conheço". Pensamos muito em falsos pregadores ou algo do tipo, mas podemos nos surpreender com isso...

O salmo termina pedindo que o Senhor sonde e veja se há algum caminho mal. Pede para ser livre desse caminho mal. Quando buscamos a vontade do Senhor, há alguns caminhos que facilmente entendemos como errados. Mas temos que ir além disso! Temos que conhecer a vontade do Senhor para o nosso viver e viver esse querer do Senhor. Insisto que não é porque parece bom e certo, que realmente é para nós fazermos! Pode ser que seja para outro fazer e você teria que estar fazendo outra coisa. Peça ao Senhor para que você deixe qualquer caminho mal, tanto os que assumidamente são maus como aqueles que até podem ser certos, mas que não é o desejo do Senhor para a sua vida especificamente. Isso é fazer a vontade do Senhor, deixar a sua vida nas Mãos Dele e agir sempre dentro do querer Dele! E viva para agradar ao Senhor, sempre!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 26/08/10 por e-mail.