Pequenas correções...

11/10/2011

 

Atos dos Apóstolos 18.24-28

24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.
25 Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo entretanto somente o batismo de João.
26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; mas quando Priscila e Áquila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus.
27 Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido;
28 pois, com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.

Algumas vezes, como pastor, passei por situações assim. Uma pessoa, com instrução sobre a Palavra, conhecimento de muita coisa, em alguns casos, até mais experiência de vida que eu, com boa qualidade ao falar, que sabia apenas uma parte das Escrituras. Mas o que conhecia, tinha grande conhecimento e seguia pelo caminho correto!

Diante de uma situação dessas, sempre tentei a mesma tática do texto: chamei a pessoa para conversar e tentei ajudar, ampliando o conhecimento das Escrituras. Mas nem sempre o resultado era (e ainda é assim) o esperado... E por razões diversas: outras pessoas que não entendiam a falta de conhecimento de uma parte das Escrituras e questionavam abertamente a mensagem pregada; a pessoa mesmo não aceitava ampliar, ir além, porque estava dando resultado até aquele momento da forma como estava... Situações como as que escrevi aqui, resultavam em um afastamento da pessoa, não do caminho do Evangelho, mas do convívio de nossa comunidade, indo para outra. Era (e ainda é) triste quando acontecia (acontece) isso... claro, pensando do ponto de vista da Igreja que estávamos (estamos), mas sempre esperávamos (esperamos) que a pessoa pudesse (possa) continuar no caminho correto, com frutos para o Reino e , claro, que pudesse (possa) ampliar o seu conhecimento!

Mas houve muitos que aceitaram e quiseram crescer no conhecimento! E que, depois, ampliaram o trabalho, tanto na comunidade, como indo para outros lugares, mas sem perder o contato! E espero que outros casos futuros sigam esse caminho! Sempre é gratificante ver alguém crescer no conhecimento da Palavra, do Evangelho, da mensagem do Senhor. Que possamos saber como abordar pessoas que estão falando certo dentro do que sabem, e que elas possam crescer no entendimento, ampliando o conhecimento, para que a Mensagem possa ser pregada muito além.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 11/10/11 por e-mail.