Modelo de Oração

07/11/2011

 

2ª parte

Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome - Mateus 6.9

Hoje, vamos apenas nos deter na primeira parte do versículo - Pai nosso que estás nos céus.

O judeu dos dias de Jesus tinha uma preocupação muito grande com as observações do que estava na Lei. Pelo menos, aqueles que queriam de fato ter um relacionamento com Deus. Havia, é claro, quem apenas reclamava que os outros não faziam, mas eles mesmos não observavam todas as coisas...

A ideia de pensar Deus como "Pai" numa cultura em que Ele era visto muito como "Senhor" e "Juiz" (o que realmente é, mas também é Pai), que queria sacrifícios para perdoar pecados, que queria a observação de detalhes mínimos, até acrescentados pela interpretação de leis, é complicada. Fica realmente difícil ter um relacionamento de "Pai" com um Deus visto dessa forma.

Jesus chama os discípulos para esse relacionamento com Deus: como Pai! Um relacionamento de intimidade. Não apenas um relacionamento com o Criador ou com o Senhor de todas as coisas. Mas um relacionamento de intimidade. Era o momento de apontar para os discípulos o caminho da Graça!

Nosso relacionamento com Ele não está baseado em sacrifícios e observâncias exageradas. Claro que não vamos fazer muitas coisas, pois serão erradas e mesmo que pareça num primeiro momento nos fazer bem, nos fará mal! Mas não devemos viver com medo de que o nosso Deus será rancoroso. Se seguirmos Sua vontade (e o próprio Espírito Santo nos guia nisso), temos um relacionamento de intimidade com Ele. Não precisamos fazer ou pagar promessas causando sacrifícios em nosso corpo, pois Jesus já fez O sacrifiício. Claro que se fizermos um voto com o Senhor, precisamos cumprir, pois a própria Palavra nos orienta nesse sentido, deixando claro que não devemos fazer, mas se fizermos, temos que cumprir (Eclesiastes 5). Mas o Senhor espera de nós um coração contrito e quebrantado, mais do que o fazer e cumprir promessas por receio ou medo. Nosso relacionamento com Deus está baseado na Graça e somos filhos. Um pai sabe cuidar bem de seu filho, isso o próprio Jesus deixou claro! Um pai não espera sacrifícios de seu filho! Espera respeito e obediência...

Podemos confiar no Pai nosso que está nos céus. Não há dificuldade que passemos que não possamos contar com Seu apoio. Um pai cuida assim de um filho. Deveria cuidar. Muitas vezes, ao lermos "Pai", só pensamos na figura masculina. Mas nesse caso, podemos ampliar o sentido, sem nenhum problema e pensar na figura tanto de pai como de mãe, que cuidam de seu filho. E a Bíblia ainda deixa claro que mesmo que um pai ou mãe se esqueça de seu filho (o que pode ser um absurdo, mas está acontecendo com muita frequência), Deus não nos esquece! Dele, podemos esperar o carinho do mais zeloso dos pais!

"Nosso". Não só de um. Mas "nosso". Isso nos mostra claramente que o nosso relacionamento com Deus deve ser observado, mas não podemos descuidar do nosso relacionamento com o próximo. Se servimos ao mesmo Deus, somos irmãos na fé. E o mandamento que Jesus deixa é: Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Relacionamento sério, sincero, íntegro, tanto com Deus como com o próximo.

O inicio dessa oração deixa claro: somos seres relacionáveis, em cada aspecto da vida, quer seja material ou espiritual. E o Senhor nos chama para um relacionamento profundo, real e intenso, para seguirmos o melhor caminho em nosso viver, observando Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 07/11/11 por e-mail.