Obedecer... para poder ver...

26/07/2012

 

2 Crônicas 7.1-2

1 E ACABANDO Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.
2 E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor.

Este texto está inserido no contexto da dedicação do Templo ao Senhor. Salomão terminara a construção e estava exatamente oferecendo, dedicando o Templo.

Como ele havia obedecido as orientações do Senhor para aquela construção, muitas dadas ao seu pai, Davi, logo que a construção acaba e o Templo é dedicado, o Senhor já manifesta soberanamente Sua glória naquele local. Era tamanha a manifestação do Senhor que não havia espaço pra mais nada e ninguém! Ali estava grandemente o Senhor...

Muitas vezes esperamos que o Senhor manifeste Sua glória em nossa vida, nos nossos negócios, em nosso lar... Mas... Será que temos nos preocupado em obedecer os preceitos do Senhor?!?! Só assim veremos a manifestação de Sua glória em nossa vida!

E no tempo do texto que serve como motivação desta meditação, no Antigo Testamento, havia apenas lampejos da manifestação do Espírito Santo. Era necessário conhecer bem a Lei e cumpri-la com seu próprio esforço! Por isso, com medo de não cumprir adequadamente, por exagero no rigor, muitos judeus complicavam além da conta da Lei. Exageravam em sua interpretação. Muitos, por zelo exagerado. Outros, por tentativa de manipular o povo... E assim seguia...

Mas hoje em dia, desde o Pentecostes narrado em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, não temos apenas lampejos da manifestação do Espírito Santo em nossa vida. Ele está em nós, se deixarmos Ele agir em nossa vida. Ele nos orienta, guia e espera que estejamos atentos/as para que Ele possa fazer grandes coisas em o Nome do Senhor em e através de nossa vida. É esse Espírito Santo que quer nos guiar a realizar a Vontade do Senhor. E opera em nós, se deixarmos Ele agir, tanto o querer como o efetuar, tanto a vontade de fazer como o realizar (Filipenses 2.1-13 – atenção especial ao versículo 13). Se nos esvaziarmos de nossas vontades pessoais, o próprio Deus, através do Espírito Santo, vai operar em e através de nós!

Sem contar que no Antigo Testamento, havia a necessidade de conhecer e observar a Lei. Para nós, Jesus cumpriu a Lei! Nós não conseguiríamos, como os que viveram antes de Jesus não conseguiam normalmente. Mas Ele cumpriu essa Lei e agora nos alcança por Graça!

Então, já alcançados pela Graça do Senhor, deixemos o Espírito Santo nos guiar para realizarmos sempre a vontade do Senhor. Assim, a cada dia, veremos em nossa vida a mesma manifestação que aconteceu naquele dia que Salomão dedicou o Templo ao Senhor. Mesmo no meio das dificuldades ou dos momentos difíceis, teremos a chance de verificar o cuidado do Senhor e mais: sentiremos mais ainda esse cuidado, quando Ele nos tirar do momento ruim.
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 26/07/12 por e-mail.